Hora certa

visitantes

contador de acessos

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 20 de maio de 2012

Estudo da Geografia


       A geografia é um dos conhecimentos mais antigos que existe, desde os povos primitivos já se fazia geografia. O conhecimento geográfico surgiu devido as necessidades dos homens de paça, pesca entre outros e com a preocupação de entender o meio para sua sobrevivência. Somente com o desenvolvimento dos povos, das sociedades em estágios adiantados, é que esse conhecimento passa a ser designado ciêntífico.
        A geografia é considerada uma ciência social, mas trabalha com fenômeno naturais ( clima, relevo. vegetação, solo etc...) fenômeno social ( cidade transporte, popelação etc..).
        "A geografia hoje é definida como uma ciência única, que trabalha no contexto da relação sociedade-natureza.'' (RODRIGUES 2008, p. 13).
         A  ciência apresentaqueatro campos gerais de estudo:
* Geografia Regional: pequenas áreas como regiões, procura-se obter uma visão de conjunto tonto os elementos naturais e  humanos de cada região.
*  Geografia Geral: Refere-se a grandes área: continentes ou paises.
* Geografia  Humana: fenômeno social ( cidade transporte, popelação etc..).
* Geografia  fésica: fenômeno naturais ( clima, relevo. vegetação, solo etc...).
      A  geografia recorrer s outras áreas, como ciência sociais: História, Economia, Sociologia, psicologia, Antropologia, politíca; ciências da natureza: Biologi, Geologia, pedologia, Mineralogia, hidrologia, Meteorologia, Astronomia e Oceanografia ; e também, as ciências exatas e tecnológia; Cartografia, Matématica, Eatatística e Computação.
         Em contato com essas ciências, surgiram campos intermedíarios de conhecimento, e muitos deles se tornaram parte da ciência geográfica: Hidrografia, que estuda as àguas nos cotinentes e oceanos( Geografia, Hidrografia, Oceanografia); Biogeografia, que estuda a vida animal e vegetal ( Geografia e Biologia) ; Climatologia, Que estuda o clima ( Geografia e Meterologia).
      '' Assim, a interdisciplinaridade é um fato comum a todas as ciências, sejam elas naturais ou sociais. Também não pode ser aceitar a idéia de que a geografia é uma ciência que estuda o hoomem e a natureza separadamente, pois ela é essencialmente enriquecida pela aproximação com outras ciências. Tal aproximação resulta não só no seu desenvolvimeto, como no das demais ciências.''( ANDRADE, 1989, p 21-22).
         A  geografia, portanto, é considerada uma ciência que estuda o espaço. Dentro do espaço geográfico, são trabalhados categorias como : paisagen , lugar, região, território, fundamentais para a análise geográfica. Todavia, o espaço é a categoria mais abrangente da Geografia. Ele é estudado no contexto da relação sociedade e natureza.






REFERÊNCIAS:


MOREAS. Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Editora Harbra, 3° edição. São Paulo, 2006.

CAVALCATI. Lana de Souza. Magisterio Formação de Trabalho Pedagógico; Geografia, Escola e Construção de Conhecimento. Editora Papirus 5° edição. São Paulo. 2003.

RODRIGUES. Auro De Jesus. Geografia Introdução à Ciência Geográfica.  Editora AVERCAMP. São Paulo. 2008.








Um comentário: